Translate

Macuxi do Blog

sexta-feira, 4 de julho de 2014

A terra onde eu moro

O lugar onde eu vivo é lindo, mágico, dono de um verde incomun, dono daquele jeitinho de interiorzinho de filme de faroeste, dono de um calor quase que sufocante, dono de um povo diferente, dono de uma cultura diferente, enfim um lugar abençoado por Macunaima, vocês sabem de quem eu estou falando? Estou falando de Roraima <3!
Roraima  é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Norte do país, sendo o estado mais setentrional da federação. Tem por limites a Venezuela ao norte e noroesteGuiana ao lestePará ao sudeste e Amazonas ao sul e oeste. Ocupa uma área aproximada de 224,3 mil km², pouco menor que a Romênia, sendo o décimo quarto maior estado brasileiro. Em Boa Vista, única capital brasileira totalmente no hemisfério Norte, encontra-se a sede do governo estadual, que atualmente é o Chico Rodrigues.
Ficheiro:Roraima in Brazil.svg
Mapa da localização geográfica de Roraima

Bandeira de Roraima                             Brasão de Roraima
Bandeira do Estado                                   Brasão

A história do estado está fortemente ligada ao Rio Branco. Foi através deste que chegaram os primeiros colonizadores portugueses. O Vale do rio Branco sempre foi cobiçado por ingleses e neerlandeses, que adentraram no Brasil através da Guiana em busca de índios para serem escravizados. Pelo território da Venezuela, os espanhóis também chegaram a invadir a parte norte do rio Branco e no rio Uraricoera. Os portugueses derrotaram e expulsaram todos os invasores e estabeleceram a soberania de Portugal sobre a região de Roraima e de parte do Amazonas.


Roraima encontra-se na Zona Climática Tropical, sem que haja estação extremamente seca nem temperatura média mensal inferior a 18° C, trata-se pois de um clima tropical úmido do tipo "A", do subtipo AW: clima tropical chuvoso com predomínio de savanas, é quente e úmido, com estação chuvosa no verão; o mês mais seco apresenta precipitação inferior a 60 mm., a precipitação média é de 1.750 mm anuais.
A temperatura média anual é de 27,4° C. O intervalo de variação anual das temperaturas médias mensais situa-se entre 23,4° C e 32,4° C. A amplitude da temperatura absoluta oscila entre a mínima de 21,0° C (julho) e a máxima de 36,6° C, mas a sensação térmica é quase de uns 50 graus, meu Deus aqui o capeta usa protetor solar!!! (março e dezembro). 
A média da umidade relativa do ar é de 75 %. A variação média mensal durante o ano situa-se entre 66 % (fevereiro) e 86 % (maio).
O relevo de Roraima é predominantemente plano, com leves ondulações, maciços e picos isolados e dispersos. Freitas (s/a) divide o relevo do estado em degraus, de acordo com a altitude e outras características: Primeiro degrau: este seria as áreas de acumulação inundáveis. Não apresentam propriamente uma forma de relevo, mas são áreas cobertas por uma fina camada de água.
Segundo degrau: este seria o pediplano Rio Branco. Este é uma unidade de relevo de enorme expressão em Roraima, pois ocupa grande parte de suas terras. Nesse pediplano as altitudes variam de 70 a 160m e têm fraca declividade rumo à calha dos rios. Terceiro degrau: é formado por elevações que podem chegar a 400m de altitude. São serras como a serra da Lua, serra Grande, serra da Batata e outras.
Quarto degrau: é formado por elevações que podem variar a 600 a 2.000m de altitude. É formado pela cordilheira do Pacaraima, serra do Parima e serra do Urucuzeiro. Estas estão unidas em forma de cadeias e nela nascem os rios que formam o rio Uraricoera que se encontra com o Tacutu formando o Rio Branco. Quinto degrau: é o mais alto, formado por elevações que chegam a quase 3.000m de altidude. Um exemplo desse degrau é o Monte Roraima, com 2.875m de altitude.
O ponto de maior altitude do estado é o monte Roraima, localizado na serra Pacaraíma. As serras Parima e Paracaína estão localizadas nas fronteiras entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana.
A vegetação do estado é composta, em sua maior parte, pela Floresta Amazônica, a exceção de uma faixa de campos e cerrado na região Leste.

                                  Monte Roraima

Bem gente, este foi um breve relato sobre o meu estado, espero que tenham gostado, e aguardem os próximos posts sobre Roraima e outras coisinhas mais, compartilhe e me siga nas redes sociais!
Beijos e Boa noite :**

Nenhum comentário:

Postar um comentário