Translate

Macuxi do Blog

domingo, 10 de agosto de 2014

Patrimônio Histórico de Boa vista – RR

Olá bloggueiros, leitores, tudo bem com vocês? Eu vou bem, ontem eu não fiz a postagem no blog pois, estava ocupada com algumas coisinhas, e venho neste dia dos pais falar de algo muito importante e especial para todos aqueles que amam o conhecimento/a história/ e etc, vamos falar sobre patrimônio, mais precisamente o patrimônio material histórico, que podem ser desde dos edifícios até a pequenos artefatos de cunho humano.  Bom, eu não irei explicar esse assunto com muitos detalhes, pois, eu sou ainda uma simples aprendiz deste assunto, mas em poucas palavras direi para vocês que patrimônio é aquilo que tem importância para o coletivo e que influência o todo de alguma maneira, possuímos diversos tipos de patrimônios dentre eles são: material, imaterial, natural, mundial e histórico, mas hoje só vamos falar de um tipo de patrimônio, que é o patrimônio material histórico de Boa Vista- RR.

Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai” ou “paterno”. De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade.
Essa última noção de patrimônio passou a ganhar força no século XIX, logo que a Revolução Francesa salientou a necessidade de eleger monumentos que pudessem refutar o esquecimento do passado. Nesse período, levando-se em conta a noções historiográficas da época, os monumentos deveriam expressar os fatos de natureza singular e grandiosa. Sendo assim, a preservação do passado colocava-se presa a uma noção de “melhoria”, “evolução” e “progresso”.
Além dessas primeiras noções, o conceito de patrimônio também estava articulado a um leque de valores artísticos e estéticos. Preso ainda à construção de monumentos e esculturas, o patrimônio deveria carregar em seu bojo a tradicional obrigação que a arte tinha em despertar o senso de beleza e harmonia entre seus expectadores. Com isso, as produções artísticas e culturais que poderiam evocar a identidade e o passado das classes populares, ficavam plenamente excluídas em tal perspectiva.[...]” Fonte: http://www.brasilescola.com/curiosidades/patrimonio-historico-cultural.htm

Exemplo no Mundo: Coliseu de Roma

Exemplo no Brasil: Palácio da Princesa Isabel – Petrópolis – RJ
 

Segundo a lei do Patrimônio Histórico: “Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
§ 1º O poder público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
§ 2º Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.
§ 3º A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.
§ 4º Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos, na forma da lei.
§ 5º Ficam tombados todos os documentos e os sítios detentores de reminiscências históricas dos antigos quilombos.
§ 6º É facultado aos Estados e ao Distrito Federal vincular a fundo estadual de fomento à cultura até cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida, para o financiamento de programas e projetos culturais, vedada a aplicação desses recursos no pagamento de:
I - despesas com pessoal e encargos sociais;
II - serviço da dívida;
III - qualquer outra despesa corrente não vinculada diretamente aos investimentos ou ações apoiados.


Vocês viram como o Patrimônio é importante para nós? É um pedacinho que o passado que permanece ainda vivo, agora vamos falar dos patrimônios tombados de Roraima que no total possuímos a nível nacional: 26 e nível federal: 01 (São Forte Joaquim)

(Clique na imagem para poder visualizar melhor)



Eai galerinha, bacana esses patrimônios não? Para ficar mais fácil a compreensão eu vou colocar aqui no post um link para vocês baixarem de dois catálogos, um que eu que fiz e um do IPHAN:http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do sobre os patrimônios de Boa Vista RR, aproveitem e divirtam-se! E se você gostou do post comente e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e feliz dia dos pais e beijos :**

Nenhum comentário:

Postar um comentário